quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudo sobre hipnose e possessão

Texto de Uirá Ramos na comunidade Mentiras e Hipocrisias

Uirá Ramos - 7 de mar
Desde que eu me interessei pelo assunto, tenho estudado muito sobre hipnose.

Já li vários livros, assisti palestras e documentários.

Realmente, não há como negar: a IURD trabalha com hipnose.

Quando eu relaciono minha experiência de ex-membro com os estudos de hipnose, vejo que os dois são idênticos.

Tudo, tudo mesmo, que acontece numa sessão de hipnose, acontece na IURD da mesma maneira. Quando leio um livro, parece que estou lendo um manual da IURD.

Escrevi um texto, demonstrando passo a passo, como o processo funciona.

1. O TESTE DE SUSCETIBILIDADE

O primeiro passo de uma sessão de hipnose é o teste de suscetibilidade. Serve para verificar quem na platéia é mais suscetível (tem condições de entrar em transe). Se o hipnotista não fizer o teste antes, ele corre o risco de uma pessoa insuscetível vir à frente, ele não conseguirá hipnotizá-la e será envergonhado.

Nesse vídeo o Fábio Puentes faz um teste, ele pede que cada um imagine que está com uma melancia numa mão e um balão em outra. Aqueles que são suscetíveis a hipnose sentirão uma mão ficar mais pesada e a outra ficar mais leve. Essas pessoas serão chamadas a frente para a demonstração. Aqueles que não sentiram nada nas mãos são descartados, pois não podem ser hipnotizados.

Existem mais de 100 testes de suscetibilidade. Mas, um deles serve perfeitamente para a igreja. O hipnotista pede que todos fechem os olhos e fiquem em pé com as mãos para cima. Quando ele começa a dizer algumas palavras de indução, as pessoas suscetíveis balançam de um lado para outro.

Essa posição com as mãos para cima lembra o “louvor” das igrejas. O pastor em cima do altar pode ver quem balança.

Aliás, você que é ex-obreiro. Quantas vezes o pastor te disse para prestar atenção nas pessoas que balançam?



2. A INDUÇÃO PELA VOZ

Vocês se lembram da cena do filme Tropa de Elite, do conceito de estratégia? Aquilo é uma técnica de indução pela voz.

É a mesma voz pausada que o Macedo usa no domingo.

O som, emitido de maneira débil rítmica, monótona e persistente é fator de grande importância na indução hipnótica. Assim, o tic-tac monótono de um relógio, o ritmo de um metrônomo, o ruído repetitivo de um diapasão, podem perfeitamente induzir o estado hipnótico. Porém, o estímulo sonoro mais utilizado é a palavra, pronunciada de forma cadenciada. Isto ocorre porque a palavra sendo som tem altura, timbre e intensidade, além de ter objetivo, ritmo e semântica, podendo trazer à tona recordações da tenra infância, quando se ouvia as ternas canções de ninar, com os carinhos característicos do período em que nos colocávamos sob a proteção materna. Há autores que utilizam estímulos combinados, como a palavra pronunciada em ambiente tranqüilo ao mesmo tempo que utilizam músicas suaves de fundo para a obtenção do transe.

3. A TÉCNICA PARA SEGURAR O POSSESSO

O obreiro segura na cabeça da pessoa e começa a girar em círculos. Esse girar a cabeça é técnica de hipnose. Depois o obreiro entrelaça os dedos e passa pelo pescoço da pessoa, essa técnica foi criada na Rússia.

"Outro elemento físico de indução que nasceu na escola russa é o Judô Japonês. Logo aos primeiros sinais positivos da indução verbal, a cabeça do hipnotizado é abraçada pelo hipnotista, mantendo entrelaçados os dedos da mão esquerda com os da direita, por trás da cabeça,comprimindo-lhe fortemente. Nestas condições observa-se que o hipnotizado não só aprofundará no transe como não resiste ao hipnotista, embora demonstre, em vão, querer livrar-se".

4. OS SINTOMAS DA POSSESSÃO E DA HIPNOSE

Os sintomas que os hipnotizados apresentam são exatamente os mesmos dos possessos da IURD:

- Travar a musculatura
- Mãos e pés rígidos, parecendo garras
- Olhos virados
- Veia da jugular dilatada
- Analgesia, não sente dor
- Perda de noção de tempo, não sabe quanto tempo se passou


Você já ouviu um possesso da IURD dizer que, quando “manifestou” estava consciente, vendo e ouvindo tudo, mas não conseguia controlar o corpo. Como se outra pessoa controla-se o seu corpo? Isso também acontece na hipnose, dependendo do nível do transe, chama-se perda da psicomotricidade.

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A VEIA NO PESCOÇO DOS POSSESSOS SE DILATA MESMO?

5. A ENTREVISTA

Na entrevista, o pastor não faz perguntas, faz induções:

Qual é seu nome demônio?

O que você está fazendo na vida dela demônio?

Isso não são perguntas, são induções.

Em estado normal, a pessoa responde com o razão, quando está em transe, responde com a imaginação.

Se perguntarem a ela: Pirata, onde você escondeu o tesouro? Ela responderá que enterrou numa ilha deserta, essa é a resposta que a imaginação considera correta.

Isso é comum nas sessões de regressão. O hipnotizado imagina ser outra pessoa, com outro nome.

6. AS INDUÇÕES

Você já deve ter visto o pastor “torturar” o demônio.

Demônio, um anjo de Deus com uma espada de fogo vai atravessar você agora.

Demônio, nessa rosa tem fogo.


E, para fazer o povo participar da Fogueira Santa, é sempre bom dizer que tem fogo no envelope. O pastor encosta o envelope na cabeça do demônio e, ele grita.

Em estado de transe, a pessoa é induzida a acreditar em coisas que não existem. Nesse vídeo abaixo o hipnotista induz uma moça a acreditar que está no meio de uma tempestade, depois que é uma odalisca dançando.

Nos shows do Fábio Puentes, ele dá uma cebola para uma pessoa hipnotizada, dizendo que é uma maçã. A pessoa come a cebola e realmente sente gosto de maçã.

O pastor dizer que há um anjo com espada de fogo e o hipnotizador dizer para a moça que ela está numa tempestade são a mesma coisa. O pastor dizer que tem fogo na rosa e o Fábio Puentes dizer que a cebola é 
uma maçã são a mesma coisa. O processo hipnótico é exatamente o mesmo.

 
7. SUGESTÃO PÓS-HIPNÓTICA

É uma ordem programada que o hipnotizador coloca na pessoa.

Quando você ouvir a palavra “estrela” vai bater palmas três vezes.

E a pessoa bate palmas toda vez que a pessoa ouve a palavra.

No show do Fábio Puentes, ele faz uma menina levantar da cadeira toda vez que ele estala os dedos. Isso de levantar da cadeira e bater palmas é usado em shows. Na hipnose clínica, a sugestão pós-hipnótica é utilizada para que a pessoa retorne ao transe rapidamente. Isso evita que a sessão seja demorada.

Veja o que o pastor faz. Ele interrompe a possessão temporariamente. Diz: “demônio, agora você vai se esconder e eu vou falar com a pessoa”. A pessoa volta ao estado normal e o pastor faz algumas perguntas. Depois diz: “volta demônio”.

Esse ato do demônio “voltar” é apenas uma sugestão pós-hipnótica para que a pessoa retorne ao transe.

8. ORDEM DE SAÍDA

Esse é o mais simples. Quando o hipnotista quer tirar a pessoa do transe, ele dá uma ordem para que a pessoa desperte.

1, 2, 3, você vai acordar agora.

O pastor faz quase a mesma coisa. Ele diz: “demônio, em nome de Jesus, saí”.

Esse "sai" que o pastor dá, é simplesmente uma ordem de saída de transe.

9. O RELAXAMENTO

O transe tem um poder de relaxamento muito grande, porque ele descarrega as mágoas e as frustrações acumuladas no subconsciente.

Isso é muito utilizado nas terapias com hipnose.

Sempre no fim da libertação o pastor pergunta: Como você está se sentindo?

A pessoa diz que se sente leve, como se um peso tivesse saído das costas.

Ela só não sabe que foi por causa do transe.

10. O SOFISMA

O que torna isso tão perigoso, é que se trata de um SOFISMA.

Sofisma é uma mentira baseada numa verdade.

A pessoa pega um fato verdadeiro e cria uma mentira em cima do fato.

Por exemplo: água e óleo não se misturam, isso é um fato verdadeiro.

O problema é o pastor mostrar uma jarra com água e óleo, e dizer que a água é do diabo e o óleo é de Deus.

Ele está usando um fato verdadeiro para contar uma mentira.

A pessoa em transe é capaz de fazer coisas incríveis. O hipnotista endurece o braço de uma menina e depois pede ao homem mais forte da platéia que tente dobrá-lo. O homem não consegue. O problema é alguém dizer que o braço ficou rígido pelo poder de Deus ou do diabo.

Alguns comentários:

Concordo com o Uirá, acho que não são 100% dos casos que se parecem com hipnose, mas com certeza mais de 90% parecem, lembrando que também ouve casos de armações como aquele que o pastor fazia o demônio manifestar por telefone num atendimento e depois eu vi denúncias de que era tudo armação e que os supostos demônios eram os próprios Iburds fazendo uma encenação.

Como o Uirá disse esse show de exorcismo não tem nada a ver com o evangelho, Jesus era chamado para livrar pessoas possessas, mas nunca mandou nenhum demônio se manifestar, nem ficava de conversa fazendo perguntas.

Maisa - 7 de mar
Eu já tive possessão demoníaca sim gente, mas não foi na mão de gente da IURD não, e nem foi dentro da IURD!! Mas agora vcs estão falando q foi hipnose, até eu estou em dúvidas agora!
Uirá Ramos, vc acha q o q aconteceu comigo foi hipnose tb???? Mesmo sendo pessoas de outra denominação q orou por mim??????

Eu estava passando por problemas de saúde, estava tomando remédios e não estava resolvendo, então pedi oração! O q aconteceu foi q eu comecei a jogar o corpo com força, me ajoelhava, colocava as mãos p trás e sentia uma raiva muito grande. Me perguntavam coisas e eu respondia. Eu ouvia tudo, ficava semi consciente, mas não conseguia abrir os olhos e voltar ao estado normal!!!! Depois da oração eu voltava ao normal. Isto aconteceu várias vezes!!

Uirá Ramos - 7 de mar
Maisa

Leia de novo o nº 4

Você perdeu a psicomotricidade, porque seu subconsciente tomou o lugar do consciente.

Curso de hipnose (Vejam isso)

5 comentários:

  1. Olôco...
    Sempre percebi isso, mesmo quando ainda tava lá. E o pior é que os fiéis criam respostas pra tudo isso aí (isso quando o pastor/obreiro não elabora uma "explicação plausível" antes, claro), mesmo vendo certas coisas, algumas absurdas, simplesmente aceitam. Sei de casos em que tentaram fazer "o tinhoso manifestar" nesses que são insuscetíveis, em especial um caso em que o resultado foi um longo processo de invocação, e enquanto a garota dizia que tava bem, mais o obreiro tentava hipnotizar. Para os outros, isso era "resistência do demônio" ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha já expulsei um espírito de uma moça, mas não entendo nada de hipnose e também não houve indução nenhuma, ela se manifestou do nada.Eu fiquei mais de uma hora tentando expulsar e o espírito memfalava que não iria sair dela, pq tinha feito um pacto.Eu insisti e o espírito olhou pra mim é disse eu vou sair, pq vc insiste, mas vou voltar pq ela é minha.Depois desse episódio nunca mais vi a moça.Porem acredito TBM, que a maioria das possessão, podem ser hipnose.

      Excluir
  2. O teste é fácil, para saber se é demônio ele vai saber coisas da vida de qualquer pessoa, já vi casos da pessoa com demônio falar da vida de outra pessoa que escolherem pois são espíritos, pois se for hipnose é sugestão e não vai saber além disso, ex: aconteceu que a mãe de um garoto chamado Denis manisfestou sozinha em casa, então com medo ele chamou o Pastor e quando eles estavam chegando ela gritou la de dentro "vão embora não gosto de vcs" ela estava no interior da casa sem acesso ao portão e ja sabia quem estava chegando, o Pai da minha esposa é pastor e ao fazer um libertação na casa de uma mulher, as portas, gavetas, tudo começou a bater sozinho isso no inicio do seu chamado, abs nõ frequentamos a igreja Dele e conhecemos o seu caráter, Ele não é sustentado pela igreja trabalha restaurando motos, ele é muito serio a esse respeito de libertação. Uma vez eu estava com um problema que só eu e Deus sabia nem minha esposa sabia, ao cegar na igreja a esposa do Pastor sabia que eu não estava bem sentou do meu lado e conversou comigo, tenho centenas de exemplos reais.
    RESUMINDO, acho sim que tem falsos profetas e infelizmente muitos, que usam de hipnose para extorquir as pessoas, mas uma coisa é incontestável existe manifestação demoníaca e estão reinando nos lares, só não podemos achar que tudo é hipnose, que a consequência disso é matar sua fé em Cristo com duvidas, duvidando do poder de Deus e te afastando Dele, por escândalos de homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já tive uma oportunidade de expulsar um espírito, mas não entendo nada de hipnose, e a pessoa se manifestou sozinha, sem.inducao nenhuma. Acredito que pode sim ter hipnose em alguns cultos de libertação, mas isso não é a regra.

      Excluir
  3. FALOU COM SABEDORIA IRMÃO. ....VERDADE

    ResponderExcluir